terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Feiras e trabalhos de 2009




A culpa é toda do Jim Davis. Se não tivesse ele inventado o Garfield, quem sabe minhas segundas-feiras fossem mais serenas e tranqüilas, ou talvez não estivesse nem aqui escrevendo este texto. Foi influenciado pelas tirinhas do gato gordo, que prestei atenção pela primeira vez no quão sem graça é este dia que deveria se chamar “de-última-feira”,
Os agricultores portugueses medievais se reuniam no adro das igrejas a cada domingo para realizar uma “feirinha” de comércio e escambo. Ai então, como esta era a primeira feira, resolveram dar sequência nas feiras, já que os negócios estavam indo bem, porque não ter a segunda, a terça, a quarta e assim por diante feiras, certo? Não! Errado! Pois é ai que surge a primeira relação entre TRABALHO X SEGUNDA-FEIRA! Já não bastasse o Manoel ter ganhado um bocado depois da missa, passou a mandar o coitado do Joaquim, seu funcionário, todos os dias para lá visando o aumento do faturamento.
A minha sugestão, é um sincero rompimento com o modelo semanal, virando de cabeça para baixo a matemática de contagem do tempo... Oras, se o fim-de-semana é muito curto para o nossa necessidade de descanso, e a semana, muito curta para a “ambição” dos empregadores, nada mais justo que aumentar um dia para cada lado. Sem choro, todo mundo fica feliz, sem que haja necessidade de concessões. Funcionaria assim:
DIAS DA SEMANA: segunda-trabalho (sim trabalho, porque feira como vimos, não é o termo mais adequado), terça-trabalho, quarta-trabalho, quinta-trabalho, sexta-trabalho, sétimo-trabalho.
FIM DE SEMANA: sábado, re-sábado e domingo.
Com isto, nossa semana chata de 7 dias passa a ter 9. E assim talvez, a segunda possa ser mais cativante, mais graciosa e inspiradora... Inclusive até com um despertar matinal das "segunda-trabalho" seguido de uma gostosa espreguiçada e a exclamação: “Puxa! Já não era sem tempo!”. Tudo isto por que os aborrecimentos que temos ao perceber que mais uma semana começou não estariam mais somados aos aborrecimentos de que o fim-de-semana passou rápido, de que a semana passou rápido, e que o mês passou mais ainda, e que o ano.. Puff! Acabou.
Peço que discutam esta sugestão com seriedade, por favor. Assim irei dormir no próximo domingo sonhando com meu ano de 432 dias... Afinal, nada como achar uma forma matemática de desacelerar a velhice.

Nenhum comentário: