
Desmarque aquele compromisso chato, vá para casa mais cedo para evitar o trânsito, afinal você não arriscaria perder esta alegria. Prepare sua pipoca que a atração vai começar... é hora da Propaganda Eleitoral Gratuíta!! Não tem para ninguém. Desde TV Pirata, que não se via um programa humorístico tão hilário, tendo como seu momento ápice o reclame do Tiririca. A impressão que tenho, conforme os programetes vão passando, é que estou passeando pelos canais da TV a cabo> Esportes (Vote em Marcelinho Carioca) , >Música(Votem no Netinho e nos guris do KLB). Até canal adulto (Cameron Brasil Para o Congresso)!!
As eleições 2010 confirmaram a involução do debate político no Brasil. Se antes o espaço de propaganda era recheado de acusações, dedo no olho, e discussões constrangedoras sobre a costumeira incompetência e falta de ética na gestão pública, hoje é apenas a apresentação de planos de marketing, estratégias de vendas e persuasão , que vão desde aproveitar a glória do principal adversário para pegar carona, até aproveitar a glória do principal aliado para pegar carona (sei que soa redundante, mas entenderam essa não é..).
O debate político é tão pobre, tão insuficiente para a inclusão do eleitor no processo democrático, que hoje escolhemos o rumo do país influenciados pela robustez (ou limitações) do orçamento de publicidade da campanha deste ou daquele candidato.
O espaço para a bobagem é tanto, que hoje me deparei com um email de um amigo evangélico fervoroso, pedindo para não votar em Dilma porque o Temer é “satanista”, e que o próprio Temer teria proferido: “Eu era apenas um mortal, mas Leviatã esta de volta e com ele assumirei o trono...”. Não que eu não pense que a Dilma é exatamente isto, uma “besta”, mas não a da bíblia, a “quadrada” mesmo.
Ao contrário do que o e-mail “apocaPolítico” dizia, se realmente estivéssemos vivendo a eminência do “Leviathan” , a idéia não seria tão ruim assim. Mas não estou falando daquele monstro marinho da bíblia (livro de Jó), mas sim da obra-prima de THOMAS HOBES, pensador do século XXXI. Ai sim meu voto seria da acéfala Dilma.
Já que a democracia via “presidencialismo” está falida, vamos resgatar os pensadores “contratualistas”. Eles, basicamente queriam sugerir o quanto viável era um governo autônomo que partisse da vontade do povo, e que em troca trabalhasse para o povo. Hobbes quis difundir sua filosofia política sobre uma construção racional da sociedade, que permitisse explicar o poder absoluto dos soberanos, e o motivo que fazia os homens cederem a esse poder. Para Hobbes, o estado é usado como elemento de coesão social, a ferramenta da política passaria pelo debate sobre "conceito de estado de natureza do homem", ou seja, qual é a relação entre os homens sem a interferência do estado, quanto instituição de regras. Trata-se do homem em suas relações mais puras, mais primordiais, mais naturais. Hobbes tinha uma visão aristotélica nesse ponto, afinal, assim como Aristóteles, ele acreditava que o homem era um animal político, ou seja, mesmo sem “estado de regras formais” o homem mantinha relações de disputas sociais em seu “estado de natureza”. Enfim, Hobbes enxergou a grande verdade, tal seja, de que a raça humana é naturalmente, ou até instintivamente EGOÍSTA.
Então o que de fato queria o pastor que inventou aquele “spam” ao enfiar o coitado do monstro-do-lago-ness bíblico na propaganda política?? Só “Deus” sabe... Mas palpite não me falta, e todos eles estão fundados no egoísmo, no dinheiro, nas rádios-pirata evangélicas fazendo propaganda política direta ou indireta, e mais uma lista de bizarrices.
Bom, agora me dão licença que vou ler outro spam, sobre um suposto depoimento dos pais de Mario Kossel Filho, militar de 18 anos, que foi morto em um atentando que contou com a participação de Dilma Rousseff. .... Como eu dizia, já passei por todos canais do entretenimento político, mas o que tem a programação mais longa e completa, definitivamente, é o canal do Drama.
Giovani Zanon